Pr. Laércio Galvan
24/05/2009
Texto: Rm 15:1 “Nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos. 2 Cada um de nós deve agradar ao seu próximo para o bem dele, a fim de edificá-lo. 3 Pois também Cristo não agradou a si próprio, mas, como está escrito: “Os insultos daqueles que te insultam caíram sobre mim”. 4 Pois tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança. 5 O Deus que concede perseverança e ânimo dê-lhes um espírito de unidade, segundo Cristo Jesus, 6 para que com um só coração e uma só voz vocês glorifiquem ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. 7 Portanto, aceitem-se uns aos outros, da mesma forma que Cristo os aceitou, a fim de que vocês glorifiquem a Deus”.
Introdução: Paulo reconhecia a importância de estabelecer uma Igreja forte em Roma, aquela cidade influenciava o mundo em muitos aspectos. Sua política, organização, disciplina, força militar e o poder dos imperadores, etc. O culto ao poder! Quase todos nós incorremos neste risco, em linhas gerais o poder cativa pessoas e nações, seja ele representado pela força econômica, cultural e de seu exército. – A carta aos romanos desenvolve sua proposta de modo sistematizado de acordo com a maneira de pensar daquela sociedade, objetivando doutrinar a Igreja em seus fundamentos: Salvação em Jesus Cristo, o significado dos Evangelhos, o propósito de Deus para Israel e as responsabilidades da vida e do ministério cristão.
O poder reverenciado pelos romanos, é apresentado pelo apóstolo Paulo com uma nova proposta, a partir dos céus, do Evangelho em - Rm 1:16 “Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego”. – o poder que propõe uma solução definitiva e redentora para o homem é o Evangelho de Jesus Cristo, nele o poder de Deus, Rei supremo, acima de qualquer homem, inclusive dos Césares, da cultura e do dinheiro, aponta para ser SOBERANO e um poder que transforma a vida daqueles que crêem no Senhor Jesus Cristo.
Elucidação: Tenho entendimento que há uma denúncia clara neste texto, sob a afirmação de que andar em UNIDADE trata-se de um grande desafio e este não é para os fracos, mais para os fortes, ou seja, é preciso ser forte para fazer a opção de andar em Unidade, compartilharmos o nosso melhor em comunidade.
Tema: Só os fortes optam pela Unidade!
1. Sinais claros de fraqueza que você precisa resistir e eliminar da sua vida:
a. Procuram agradar a si mesmo em detrimento do próximo: vr. 1,2.
i. O poder da ganância - Quanto mais têm, mais quer: Provérbios 27:20 “O inferno e o abismo nunca se fartam, e os olhos do homem nunca se satisfazem”.
• Cuidado com o sucesso profissional a qualquer custo: Amizades, família e a fé podem ser sacrificadas no altar do sucesso.
ii. Tudo em nome da adaptação – a síndrome do camaleão: Jeremias 9:8 “Flecha mortífera é a língua deles; falam engano; com a boca fala cada um de paz com o seu companheiro, mas no seu interior lhe arma ciladas”.
• Cuidado para não perder sua identidade. Quem busca agradar a todos, acabará não tendo prazer em si mesmo. Procede de modo lisonjeiro e honroso quando uma determinada situação e ou pessoa lhe beneficia de alguma maneira, mas pelas costas fala pejorativamente. Nem mesmo os seus familiares terão confiança em sua integridade.
iii. O poder fascinante do dinheiro: Amós 8:4-6 – fala dos comerciantes que esperam terminar o sábado para comercializarem o trigo, diminuindo a medida e aumentando o preço, utilizando-se de balanças desonestas, comprando o pobre com prata e os necessitados por um par de sandálias.
• Cuidado com a avareza: Primeiramente ela te excluirá do Reino de Deus, segundo ela te tornará escravo de suas riquezas.
• Efésios 5:5 Sabei, pois, isto: nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.
• Ec 5:13 “Há um mal terrível que vi debaixo do sol: Riquezas acumuladas para infelicidade do seu possuidor”.
b. Entendimento distorcido de justiça; vr3
i. O poder a serviço dos poderosos: Amós 5:7-12 – Afirma que há pessoas que transforma o direito em fonte de amargura e jogam a justiça no chão. Que odeiam quem faz justiça e detesta quem fala a verdade, que oprimem o justo e impedem que se faça justiça ao pobre nos tribunais.
• Cuidado com a Omissão: Aqueles que optam pela omissão costumeiramente utilizam-se de expressões do tipo - “Cada um com seus problemas”. - “Já tenho muitos problemas, mal dá para cuidar dos meus, que dirá dos outros”. – “cada um com a sua cruz, eu já tenho a minha”. Etc...
• Tiago 4:17 “Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando”.
c. Inversão de valores: Optam pelo bem estar em detrimento do Reino de Deus.
i. A força da religiosidade: Amós 6:3-6 “Vocês acham que estão afastando o dia mau, mas na verdade estão atraindo o reinado do terror. 4 Vocês se deitam em camas de marfim e se espreguiçam em seus sofás. Comem os melhores cordeiros e os novilhos mais gordos. 5 Dedilham suas liras como Davi e improvisam em instrumentos musicais. 6 Vocês bebem vinho em grandes taças e se ungem com os mais finos óleos, mas não se entristecem com a ruína de José”.
• Situação atual da Igreja: Local e a falta de unidade entre o “Corpo de Cristo”...
Parece a reportagem do Jornal de hoje: Isaías 59:14 “Pelo que o direito se retirou, e a justiça se pôs de longe; porque a verdade anda tropeçando pelas praças, e a retidão não pode entrar.
2. Qual o procedimento daqueles que a Bíblia denomina como sendo fortes: Gl 6:8
“Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna. 9 E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos. 10 Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé”.
a. Os fortes buscam primeiro o Reino de Deus: Mt 6:33 “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas”.
b. Eu tenho um sonho de fazer parte de uma Igreja que:
i. Trabalha arduamente em unidade para promover a justiça e o Reino de Deus: Efésios 4:15 “Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. 16 Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função”.
ii. Busca deliberadamente servir ao seu próximo;
• Informando-se da causa do pobre, reparte o seu pão com o necessitado: Provérbios 29:7 “Informa-se o justo da causa dos pobres, mas o perverso de nada disso quer saber. - Provérbios 22:9 O generoso será abençoado, porque dá do seu pão ao pobre”.
• Buscando orientar seu próximo: Provérbios 12:26 “O justo serve de guia para o seu companheiro, mas o caminho dos perversos os faz errar”.
• Que seja altruísta. - No casamento, nas amizades, na irmandade: Jamais busque fazer prevalecer seus próprios interesses, antes faça valer os interesses de seu próximo em nome do Amor cristão. 1Co13:5...
iii. Seja perseverante, e tenha bom ânimo, que nunca desista ou retroceda;
• Que seja tolerante e solidária com os que caem e desejem ser restaurados: Provérbios 24:16 “porque sete vezes cairá o justo e se levantará; mas os perversos são derribados pela calamidade”. – Eclesiastes 4:9 “É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. 10 Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!”
• Que tenha fé e mantenha a esperança viva em seus corações: Provérbios 14:32 “Pela sua malícia é derribado o perverso, mas o justo, ainda morrendo, tem esperança”.
• Que seja perseverante e corajosa: Provérbios 28:1 “Fogem os perversos, sem que ninguém os persiga; mas o justo é intrépido como o leão”.
• Que tenha um compromisso com a vitória: Hebreus 10:39 “Nós, porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que crêem e são salvos”. – Rm 8:37 “Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou”.
Conclusão: Romanos 1:17 visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé.
Assim como um exército precisamos nos articular em grupos bem treinados para cumprirmos a nossa missão de modo eficiente. Seja você empresário,profissional liberal, líder de sua família, separado em tempo integral no ministério do Reino de Deus, tarefa comum a todos nós, etc. Sem unidade não prevaleceremos...
Nenhum comentário:
Postar um comentário