Texto: Filemon 1 – 25
Introdução:
Filemon era um cristão rico e proprietário de
escravos. Fazia parte da igreja de Colossos que se reunia em sua casa.
Converteu-se a Cristo provavelmente durante o
ministério de Paulo em Éfeso.
Onésimo que era seu escravo havia lhe roubado e
fugido. Neste período encontrou Paulo em Roma e se converteu a Cristo.
Sua genuína conversão é demonstrada através das
implicações assumidas por ele de acertar os erros que eram necessários.
Tal conversão se evidenciava ainda mais, pois a
consequência para seu erro dentro daquele contexto era a pena de morte, segundo
a lei romana.
Esta carta esta repleta de graça, de espirito de
reconciliação.
Elucidação:
A fé cristã é depositada em um Deus que veio
reconciliar em Cristo o mundo e que neste abraço nos convida a reconciliação de
uns para com os outros.
Ele veio converter nosso coração não apenas a Deus,
mas converter o coração do pai ao filho, do filho ao pai, da esposa ao marido e
vice-versa.
A falta de reconciliação segundo Malaquias gera
maldição. Por isso precisamos assumir as
implicações de seguir a Cristo estabelecendo relacionamentos saudáveis.
E aqui Paulo nos apresenta o fundamento para a
construção destes relacionamentos.
Tal fundamento desemboca em princípios que geram esta benção da comunhão:
Tal fundamento desemboca em princípios que geram esta benção da comunhão:
- Fundamente seus
Relacionamentos no Amor;
Verso 8 – 11
I.
A
maioria dos nossos problemas de relacionamento advém do fato de que ele está
fundamentado no poder.
a. Queremos
impor a nossa vontade sobre os outros. Fazer sobressair nossas opiniões.
i.
O problema não está em ter um conceito
que julgamos ser correto, mas no tratar o outro a partir das nossas expectativas
exigindo deste a resposta que nós daríamos a determinada situação.
b. Quando
isto acontece à tendência é reproduzir o conceito que impera na sociedade.
i.
“Manda
quem pode, obedece quem tem juízo”.
II.
Paulo
é pedagógico respeitando tanto o despertar desta verdade em Filemon como sua
decisão em fazê-la.
Por isso, mesmo tendo em Cristo plena liberdade para mandar que você cumpra o seu
dever, prefiro fazer um apelo com
base no amor.
a. O
processo de educação é assim. Educere: “tirar de dentro”.
Isto exige mais paciência, longanimidade, é um
trabalho árduo.
b. É
a maneira que Deus se relaciona com o homem.
III.
Embora
esta abordagem exija um trabalho árduo ela produz resultados mais
significativos.
O amor é poderoso para
transformar:
a. 1
Coríntios 13
i.
É o caminho da excelência.
ii.
A capacitação é insuficiente sem o amor.
iii.
Características do
amor:
Ø Consideração e Coragem.
a. Bondoso sem comprometer a verdade e a justiça.
b. O
amor e a graça de Deus transformam a inadequação em virtude.
Ele
antes lhe era inútil, mas agora é útil, tanto para você quanto para mim.
(Filemom 1:11)
(Filemom 1:11)
Ø Deus
transformou o “inútil” em Onésimo (útil)
Ø O
ladrão se transforma naquele que socorre o pobre. (Efésios 4:28)
Ø Ele
pode mudar o coração daqueles que você ama.
Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o
Senhor dos exércitos.
(Zacarias 4:6).
(Zacarias 4:6).
2. O Amor Desemboca no Princípio da
Igualdade;
12
– 16
a. Paulo
fala da sua profunda afeição e compaixão por Onésimo. E instrui para Filemon
(seu filho na fé) receber o mais novo filho na fé de Paulo (“gerado em minhas prisões”).
o
Por isto ele diz para que este o receba
não mais como escravo, mas “acima disto” como irmão amado.
·
Mateus 23:8-10 / Colossenses 3:11
b. Com
isto não se está afirmando que não existem mestres e pastores ou outras
lideranças, mas colocando-as como função que tem por finalidade o serviço ao
próximo. Somos irmãos, acima de nós está Cristo.
c. Paulo
demonstra respeito à posição que Filemon possuía naquele contexto e a bíblia é
clara no respeito a estas autoridades, no entanto ele sendo apóstolo se coloca
como modelo para Filemon no apelo que faz.
d. A
igreja é este espaço que embora marcado pela diversidade promove a igualdade.
e. O
cristão anda acima das relações estabelecidas pelo sistema.
o
A carta revela esta verdade: Paulo
(apóstolo) – Filemon (senhor de escravos) – Onésimo (escravo) unidos pelo
sangue do Cordeiro.
o
Tiago 2:1-9
A
acepção de pessoas é inadmissível no Reino de Deus.
3. O Amor Desemboca no Principio da
Honradez;
Verso 17
·
Como você receberia o apóstolo Paulo?
·
Como você receberia Jesus?
a. Trataria
com honradez. Colocar-se-ia a disposição. Pois julgamos que eles são dignos de
receber tal tratamento.
b. Paulo
entendendo isto aconselha: “receba-o como
se estivesse me recebendo”.
Jesus
diz algo semelhante:
"O
Rei responderá: ‘Digo-lhes a verdade: o que vocês fizeram a algum dos meus
menores irmãos, a mim o fizeram’. (Mateus 25:40)
c. Paulo
tinha crédito para com Filemon, este lhe “devia
a própria vida”.
Assim
como nós devemos nossas vidas a Cristo Jesus.
E
aquele a quem devemos as nossas vidas nos conclama:
“Sirvam
uns aos outros”
Conclusão:
Eu te escrevi, certo de que me atenderás e sabendo que farás
ainda mais do que estou pedindo.
(Filemom 1:21)
(Filemom 1:21)
Paulo sabia que
Filemon era um homem de Deus, e sendo discípulo de Jesus acertaria aquela
situação.
Em um primeiro
apelo Deus nos convida ao acerto dos
relacionamentos se for preciso.
Faça o possível para viver em paz com todos. (Rm 12:18)
Mas o texto nos dá
a possibilidade de um segundo apelo:
Paulo menciona
nomes de companheiros de caminhada.
Precisamos assumir as implicações da nossa fé e andar em
comunhão. Engajar-se em um grupo. Viver este modelo proposto no Reino de Deus,
onde todos são iguais, tratados com dignidade e honradez.
A graça do Senhor Jesus Cristo esteja com o vosso espírito! (Filemom 1:25)
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