log

log

sábado, 10 de dezembro de 2016

Missão Integral - Fundamentos Dimensão Diaconal e Profetismo

Diferente do que dizem os críticos a Missão Integral em sua abordagem da dimensão diaconal e profética não possui base em correntes ideológicas, antes se fundamenta na Tradição Judaico-Cristã, conforme se vê de modo sucinto:

MARX OU LEI DIVINA?

"Quando houver um pobre em teu meio, ainda que seja um só dos teus irmãos numa de tuas cidades, na terra que o SENHOR teu Deus te está doando, não endurecerás teu coração, tampouco fecharás a mão para com este teu irmão pobre; pelo contrário: abre-lhe generosamente a mão, emprestando o que lhe falta, na medida da sua necessidade."
(Dt 15.7-8)

"Quando estiveres ceifando a colheita em teu campo e esqueceres um feixe, não retornes para pegá-lo: permite que ele seja encontrado pelo estrangeiro, pelo órfão e pela viúva, a fim de que dessa maneira o SENHOR teu Deus os abençoe, bem como a ti em todo o trabalho das tuas mãos".
(Dt 24.19)

MARX OU OS POETAS E SÁBIOS?

"Bem-aventurado é aquele que atende ao pobre; o SENHOR o livrará no dia do mal."
(Salmo 41.1)

"Erga a voz e julgue com justiça; defenda os direitos dos pobres e dos necessitados".
(Pv 31.8)

MARX OU OS PROFETAS?

"Ai dos que ajuntam casa a casa, reúnem campo a campo, até que não haja mais lugar, e fiquem como únicos moradores no meio da terra".
(Isaías 5.8)

"Ouvi isto, vós que anelais o abatimento do necessitado; e destruís os miseráveis da terra,
Dizendo: Quando passará a lua nova, para vendermos o grão, e o sábado, para abrirmos os celeiros de trigo, diminuindo o efa, e aumentando o siclo, e procedendo dolosamente com balanças enganosas.Para comprarmos os pobres por dinheiro, e os necessitados por um par de sapatos, e para vendermos o refugo do trigo?
Jurou o Senhor pela glória de Jacó: Eu não me esquecerei de todas as suas obras para sempre.
(Amós 8.4-7)

MARX OU JESUS DE NAZARÉ?

"O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor".
(Lucas 4.18-19)

"Vendam o que têm e dêem esmolas. Façam para vocês bolsas que não se gastem com o tempo, um tesouro nos céus que não se acabe, onde ladrão algum chega perto e nenhuma traça destrói".
(Lucas 12.33)

"Como é difícil aos ricos entrar no Reino de Deus!"
(Lucas 18.24)

MARX OU OS APÓSTOLOS?

"Recomendando-nos somente que nos lembrássemos dos pobres, o que também procurei fazer com diligência".
(Galátas 2.10)

"A religião que Deus, o nosso Pai aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo".
(Tiago 1.27)

"Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos.
Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus?
Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade".
(1 João 3.16-18)

MARX OU OS PAIS DA IGREJA?

" Quando dá a um pobre você não está dando do que é seu,está devolvendo o que pertence a ele.Você é quem havia usurpado o que é comum,aquilo que foi dado para o comum benefício de todos".
(Ambrósio de Milão)

"Recomendo...dar tudo aos necessitados, e com toda abundância o façamos, para que também nós naquele dia obtenhamos da parte de Deus imensa misericórdia e amor".
(João Crisóstomo)

MARX OU OS REFORMADORES?

"Tudo quanto a Igreja possui, seja em propriedade, seja em dinheiro, é patrimônio dos pobres".
(Calvino)

"Não são os camponeses, caros senhores, que estão resistindo vocês, mas o próprio Deus".
(Lutero aos nobres)

"Aquele que se servir de espada morrerá a espada; mesmo que os príncipes sejam perversos e injustos, nada autoriza a contra ele.”
(Lutero aos camponeses)

MARX OU OS AVIVALISTAS?

"Todo cristão que retém para si, algo mais do que o necessário para vida, vive em negação aberta e constante para com o Senhor. Essa pessoa alcançou riquezas e o fogo do inferno".
"Ganhe o máximo que puder, poupe o máximo que puder, doe o máximo que puder"
(John Wesley)

MI NA AMÉRICA LATINA

“Se, como vários livros do Novo Testamento ensinam, a evangelização se dirige em primeiro lugar aos pobres, aos despossuídos e aos oprimidos, e se eles são os que estão mais habilitados a entender o significado do evangelho (ver Mt 11.25), então a Galilea, como símbolo da periferia, deve ser entendida como princípio universal em relação à teologia da evangelização. Assim, a particularidade da periferia deve informar todo e cada contexto de evangelização”.
(Orlando Costas)

"En contraste con el estilo de vida que refleja los valores de la sociedad de consumo, el estilo de vida coherente con la confesión de Jesucristo como Señor de todo y de todos renuncia a esos valores y se orienta hacia la realización del propósito de Dios para la vida humana ejemplificado por su Hijo. Es un estilo de vida en que priman los valores del Reino de Dios que se resumen en shalom:armonía con Dios, armonía con el prójimo, armonía con la creación de Dios. A eso apunta la misión integral".
(Rene Padilla)

MI NO BRASIL

"A falta de pão na mesa do pobre pode ser uma denúncia da falta de espiritualidade no altar dos cristãos".
(Carlos Queiroz)

"Quem ora: o pão nosso de cada dia, se oferece para ser uma das padarias de Deus, para o sustento de todos.
(Ariovaldo Ramos)

"Falar de Cristo e não fazer nada pelas necessidades humanas, não é o Evangelho".
(Paulo Cappelletti)

"Procurando compreender a realidade da favela à luz do evangelho, ficou claro para mim que leitura de viés ideológico de esquerda ou de direita não dá conta daquela realidade. Passei a ver as influências do marxismo e do liberalismo econômico dentro da igreja como profundamente deletérias da missão cristã no mundo, uma vez que produzem romantismo e desumanidade. A Bíblia ensina que o homem pode ser tanto responsável pela sua miséria quanto vítima de um modelo político-econômico de opressão".
(Antônio C. Costa)

"A injustiça, além de denunciada, deve ser ultrapassada pela justiça, com a qual Deus está visceralmente comprometido; e nisso ele quer ver o seu povo engajado de maneira singular e prioritária".
(Valdir Steuernagel)

Conforme se viu, a denúncia frente as injustiças e o socorro ao pobre sempre foram características essenciais do povo de Deus neste mundo.

Negar isto, ou tentar desconstruir é atitude de quem possui pouca disposição para encarnar a verdade de Deus nas contingências do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário