log

log

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Não tenha medo, tenha fé em Deus!

Texto: 1Rs 17:1ss
Introdução: O reinado de Acabe é ‘extensão’ do reinado de Jeroboão, que ao romper com as tribos dos Sul, Judá e Benjamim governou as tribos do norte e colocou um Bezerro de ouro para ser adorado, a fim de não permitir que as tribos fossem para Jerusalém para adorar ao Senhor. Com a ascensão de Acabe (874-853 a.C.) ao trono, Israel deu um passo importante em direcção à apostasia ainda mais profunda, em grande parte por causa da sua fraqueza de caráter e da política agressiva da sua esposa fenícia - Jezabel. Ela mostrou-se determinada em erradicar do país a adoração a Deus e em fazer da adoração a Baal a religião nacional de Israel. Neste momento de crise espiritual, os profetas Elias e Eliseu defenderam ousadamente a fé dos seus pais. O reinado de Acabe experimentou um certo grau de prosperidade material e sucessos militares. Coligado com Benadade, de Damasco e também com outros reis, ele refreou temporariamente o avanço ocidental dos assírios na famosa batalha de Qarqar em 853, mas perdeu a sua vida pouco depois, numa tentativa fútil de tomar Ramote-Gileade (1Rs 22). Acazias, o filho de Acabe (853-852 a.C.), sucedeu-lhe no trono, tendo depois o seu irmão Jorão ocupado o lugar vago (852-841 a.C.). Este último tentou perpetuar a hegemonia israelita sobre Moabe (2Rs 3:4-27) e envolveu-se, ele próprio, numa série de batalhas não muito bem sucedidas contra os sírios (2Rs 6 e 7). Enquanto recuperava, em Jezreel, das feridas que lhe tinham sido infligidas nestas batalhas, foi assassinado pelo capitão do seu exército - Jeú -, que arrasou completamente a casa de Onri, incluindo Jezabel, nomeando-se rei (2Rs 8:28, 29; 2Rs 9:24 a 10:17).
Havia certa prosperidade material em meio a corrupção espiritual e moral, da nação. Lemos em Apocalipse 2: 20 “No entanto, contra você tenho isto: você tolera Jezabel, aquela mulher que se diz profetisa. Com os seus ensinos, ela induz os meus servos à imoralidade sexual e a comerem alimentos sacrificados aos ídolos.”...
Temos três personagens que representam três segmentos distintos da nossa sociedade: 1. Acabe e Jezabel o Governo; 2. Elias a Igreja; 3. A Viúva e seu filho o povo.
Temos três sentimentos preponderantes que devem ser levados em conta: 1. Acabe e Jezabel – Governo: Direito adquirido, os inatingíveis, sistema opressor; 2. Elias a Igreja: sabe que deve confrontar o sistema governamental e seus representantes, o faz, mas sente-se só, e por isso, teme. A narrativa vai nos mostrar que Elias começa bem, mas não demora e ele se coloca numa caverna. 3. A viúva e seu filho: Está pegando uns gravetos, vivendo das sobras da opulência dos governantes, vai fazer um bolo e esperar a morte. Não há esperança de mudança na cabeça do povo.
Elucidação: É neste contexto que Deus levanta profetas da qualidade de Elias e Eliseu. Tiago fala a respeito do profeta Elias, frisando a fé fervorosa do profeta. Tg 5:17 “Elias era humano como nós. Ele orou fervorosamente para que não chovesse, e não choveu sobre a terra durante três anos e meio”.
Este mesmo período foi utilizado por Jesus para enfatizar a postura de incredulidade do povo de Israel para com seus profetas. Lc 4:24 “Continuou ele: “Digo-lhes a verdade: Nenhum profeta é aceito em sua terra. 25 Asseguro-lhes que havia muitas viúvas em Israel no tempo de Elias, quando o céu foi fechado por três anos e meio, e houve uma grande fome em toda a terra. 26 Contudo, Elias não foi enviado a nenhuma delas, senão a uma viúva de Sarepta, na região de Sidom. 27 Também havia muitos leprosos em Israel no tempo de Eliseu, o profeta; todavia, nenhum deles foi purificado somente Naamã, o sírio”.
É neste cenário de grande fome mencionado por Tiago e Jesus, que Deus envia Elias para casa de uma Viúva que habitava em Sidom, na cidade de Sarepta, fora de Israel. Elias chegando ao local, pede água e um pedaço de pão à mulher. - 1Rs 17:12 “Mas ela respondeu: “Juro pelo nome do SENHOR, o teu Deus, que não tenho nenhum pedaço de pão; só um punhado de farinha num jarro e um pouco de azeite numa botija. Estou colhendo uns dois gravetos para levar para casa e preparar uma refeição para mim e para o meu filho, para que a comamos e depois morramos.” - 13 Elias, porém, lhe disse: “Não tenha medo. Vá para casa e faça o que disse. Mas primeiro faça um pequeno bolo com o que você tem e traga para mim, e depois faça algo para você e para o seu filho. 14 Pois assim diz o SENHOR, o Deus de Israel: ‘A farinha na vasilha não se acabará e o azeite na botija não se secará até o dia em que o SENHOR fizer chover sobre a terra’ ”.
NÃO TENHA MEDO, TENHA FÉ EM DEUS!
1. É possível reverter o quadro de uma Sociedade Subjugada pela corrupção.
O contexto daquela ocasião denotava corrupção em alta no aspecto moral e espiritual da política, da Igreja e do povo. Como combater a corrupção de um país que prospera materialmente? O que impede de mudarmos nosso país?
a. Sentimento de conformismo: Parece que o povo não se importa com a qualidade de vida moral de sua sociedade, desde que lhe proporcione conforto, e não se intrometa em sua vida pessoal.
i. Rm 12:2 “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. RA
b. Falta de voz profética da Igreja: Elias confrontou o governo opressor daquela ocasião, nós precisamos também fazê-lo em nossos dias.
i. Ezequiel 2:4 “O povo a quem vou enviá-lo é obstinado e rebelde. Diga-lhe: Assim diz o Soberano, o SENHOR. 5 E, quer aquela nação rebelde ouça, quer deixe de ouvir, saberá que um profeta esteve no meio dela”.
Amados irmãos, o cenário daquela ocasião assemelha-se é muito com o nosso Brasil. Elias não viu o final do reinado opressor de Acabe e Jezabel, mas seu discípulo Eliseu testemunhou o fim daquele governo corrupto.
10/07/09 - 11h - Revista inglesa chama Senado brasileiro de “casa de horrores”; e diz - “Lula fecha olhos para escândalos quando lhe convém”
A revista inglesa "The Economist" fez uma lista dos “escândalos” do Senado brasileiro. Com o título de "Casa de Horrores", a revista relembra “o escândalo dos atos secretos, a residência de 4 milhões de reais omitida pelo presidente do Senado, José Sarney, da Justiça Eleitoral, os negócios de crédito consignado de seu neto José Adriano Sarney, dentro do Senado, além da farra das passagens aéreas e o castelo de 5 milhões não declarado à Receita Federal pelo ex-diretor Agaciel Maia”. Segundo a revista, “muitos dos funcionários do Senado foram apontados como favores a amigos dos senadores ou simpatizantes políticos". A Economist diz também que os escândalos do Senado brasileiro são um lembrete das falhas cometidas por aliados do presidente Lula e da "disposição de Lula em fechar os olhos para escândalos quando lhe convém".
ii. Elias foi e é sinônimo de santidade, conhecido com ‘homem de Deus’! – Para denunciarmos a corrupção é preciso ter moral para fazê-lo. Infelizmente boa parte da Igreja é conivente e algumas já se corromperam quase que totalmente.
Talvez não consigamos mudar nosso país nesta geração, mas vamos lutar para que a próxima geração esteja liberta de ser governada por homens sem caráter como se mostra a quase totalidade de nossos políticos.
“A Igreja necessita resgatar seu bom testemunho e voz profética”
Marcos 9:23 “Ao que lhe respondeu Jesus: Se podes! Tudo é possível ao que crê”.
NÃO TENHA MEDO, TENHA FÉ EM DEUS!
Vamos refletir na Viúva de Sarepta, pois no meu pensar a história dessa mulher reflete a maneira pela qual teremos êxito em tudo que intentarmos fazer em nossas vidas.
Lc 4:24 “Continuou ele: “Digo-lhes a verdade: Nenhum profeta é aceito em sua terra. 25 Asseguro-lhes que havia muitas viúvas em Israel no tempo de Elias, quando o céu foi fechado por três anos e meio, e houve uma grande fome em toda a terra. 26 Contudo, Elias não foi enviado a nenhuma delas, senão a uma viúva de Sarepta, na região de Sidom”.
2. O caminho do milagre passa por está expressão: “Não tenha medo, Tenha fé em Deus!”
a. Para que o milagre aconteça Deus trabalha primeiro com o profeta: Elias profetizou e o céu parou de enviar chuvas. 1Rs 17:2 “Depois disso a palavra do SENHOR veio a Elias: 3 “Saia daqui, vá para o leste e esconda-se perto do riacho de Querite, a leste do Jordão. 4 Você beberá do riacho, e dei ordens aos corvos para o alimentarem lá”. - O riacho secou-se e Deus disse ao profeta – 9 “Vá imediatamente para a cidade de Sarepta de Sidom e fique por lá. Ordenei a uma viúva daquele lugar que lhe forneça comida”.
i. Deus ordena e faz por onde a vida de seus servos seja suprida e guardada:
· Elias sabia que ficaria escondido na beira de um riacho, e que a palavra do Senhor era que corvos o alimentaria e depois uma viúva.: Salmos 111:5 “Ele dá alimento aos que o temem e nunca esquece a sua aliança”. – Sl 97:10 “Odeiem o mal, vocês que amam o SENHOR, pois ele protege a vida dos seus fiéis e os livra das mãos dos ímpios”.
· Os anjos cuidam dos servos do Senhor: Sl 91:11 “Porque a seus anjos ele dará ordens a seu respeito, para que o protejam em todos os seus caminhos; 12 com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra. 13 Você pisará o leão e a cobra; pisoteará o leão forte e a serpente. 14 “Porque ele me ama, eu o resgatarei; eu o protegerei, pois conhece o meu nome”.
“A Igreja necessita de profetas que dependam e sejam arautos de Deus nesta terra.”
Salmos 104:4 “ Fazes a teus anjos ventos e a teus ministros, labaredas de fogo”.
NÃO TENHA MEDO, TENHA FÉ EM DEUS!
3. A Igreja e o povo precisam ser renovados na esperança e na fé em Deus. 1Rs 17:9ss
a. A Igreja e as pessoas em geral costumeiramente não reconhecem o milagre da provisão diária de Deus:
· Por isso, retém o pouco que possuem: Vr 10 a 14 – Não tenha medo, não faltará, antes sobejará: Humanamente falando o pedido do profeta para a viúva, parecia insano.
ü Seja obediente e libere aquilo que Deus te pedir: 13 “Vá para casa e faça o que disse. Mas primeiro faça um pequeno bolo com o que você tem e traga para mim, e depois faça algo para você e seu filho”.
ü Se você ousar em crer no Senhor, a provisão de Deus sempre estará presente em sua casa, sua vida: Vr 15 “Ela foi e fez conforme Elias lhe dissera. E aconteceu que a comida durou muito tempo, para Elias e para a mulher e sua família. 16 Pois a farinha na vasilha não se acabou e o azeite na botija não se secou, conforme a palavra do SENHOR proferida por Elias”.
Mt 25:21 “O senhor respondeu: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco, eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor!’”
Seja fiel no pouco e Deus o colocará sobre o muito
Não tenha medo, Tenha fé em Deus!

4. A fé requer entregarmos nas mãos de Deus aquilo que mais temos por precioso. Vr 17 a 24
a. A viúva de Sarepta: Dia a dia via que a farinha e o azeite não acabava, conforme palavra do profeta, de Deus. Mas ainda nutria reservas se de fato Deus estava no processo de modo efetivo, sua fé era restrita, havia limite ou reservas... Creio mas não a ponto de confiar minha vida de modo pleno. Seu filho adoece e dia a dia se enfraquece e morre. Vr 18 “E a mulher reclamou a Elias: “Que foi que eu te fiz, ó homem de Deus? Vieste para lembrar-me do meu pecado e matar o meu filho?”
i. Qual o pecado? Ela ainda desconfiava, da Palavra de Deus.: Elias fica perplexo e clama a Deus, dizendo que a desgraça havia entrado na casa da viúva.. Pede o menino morto para a mãe, pega-o no colo e leva-o para um quarto onde estava hospedado, deita-se três vezes sobre o corpo do menino e clama a Deus para que devolva a vida ao menino. E o menino reviveu. Voltou e entregou o menino vivo nas mãos da viúva. - Vr 24 “Então a mulher disse a Elias: “Agora sei que tu és um homem de Deus e que a palavra do SENHOR, vinda da tua boca, é a verdade”.
Conclusão: Disse Jesus:
Mateus 11:28 “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”.
Jr 29:11 “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o SENHOR, ‘planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. 12 Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei. 13 Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração”.

NÃO TENHA MEDO, TENHA FÉ EM DEUS!
Marcos 9:23 “Ao que lhe respondeu Jesus: Se podes! Tudo é possível ao que crê”.

12 de julho de 2009 – Pr. Laércio Galvan

Nenhum comentário:

Postar um comentário