Por Laércio Galvan
Conceitos para Salvação e Avivamento
Gn 6:1 “Quando os homens começaram a multiplicar-se na terra e lhes nasceram filhas, 2 os filhos de Deus viram que as filhas dos homens eram bonitas, e escolheram para si aquelas que lhes agradaram. 3 Então disse o SENHOR: “Por causa da perversidade do homem, meu Espírito não contenderá com ele para sempre ele só viverá cento e vinte anos”. 4 Naqueles dias havia nefilins na terra, e também posteriormente, quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens e elas lhes deram filhos. Eles foram os heróis do passado, homens famosos. 5 O SENHOR viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal. 6 Então o SENHOR arrependeu-se de ter feito o homem sobre a terra, e isso cortou-lhe o coração. 7 Disse o SENHOR: “Farei desaparecer da face da terra o homem que criei, os homens e também os grandes animais e os pequenos e as aves do céu. Arrependo-me de havê-los feito”. 8 A Noé, porém, o SENHOR mostrou benevolência. 9 Esta é a história da família de Noé: Noé era homem justo, íntegro entre o povo da sua época; ele andava com Deus”. NVI
INTRODUÇÃO:O texto acima é intrigante quando buscamos interpretar a afirmação de que os filhos de Deus escolheram para si as filhas dos homens que mais lhes agradaram, e ainda que naquele tempo havia nefilins (gigantes) na terra. Alguns estudiosos afirmam que de acordo com as lendas hebraicas (O livro de Enoque e outros livros não bíblicos), eles eram uma raça de gigantes e super-heróis que fizeram atos de maldade. Seu grande tamanho e poder provavelmente vieram de uma mistura de "DNA" demoníaco e genética humana. Tudo o que a Bíblia diz diretamente sobre eles é que eles eram “os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama” (Gênesis 6:4). Esta linha de raciocínio observa para a possibilidade de anjos terem abandonado seu estado original para assumirem forma de homens. Há quem ainda defenda a teoria da possessão de seres espirituais nos corpos dos homens. Uma segunda linha de interpretação defende que Nefilim, do hebraico נְפִלנ פִיל nefilím, que significa "aqueles que cairam do céu", os quais são tidos como “Tiranos”, mas tal significado procede da variação do termo נָפַל, que deriva da forma causativa do verbo na•fál ou nefal (fazer cair; cortar), conforme encontrado, por exemplo, na Bíblia em 2 Reis 19:7 (lpn naphal – farei cair);. Traz uma idéia de dividido, falho, queda, perdido, mentiroso. Literalmente "os que fazem os outros cair". As Escrituras apenas dizem que eles habitavam a terra na mesma época. A maior testemunha disso é Flávio Josefo, que faz uma distinção entre os gigantes e o fruto das relações entre os "filhos de Deus" e as "filhas dos homens", quando afirma em sua obra: ... "e os grandes da terra, que se haviam casado com as filhas dos descendentes de Caim, produziram uma raça indolente que, pela confiança que depositavam na própria força, se vangloriava de calcar aos pés a justica e imitava os gigantes de que falam os gregos." (Antiguidades Judaicas). Aparece pela primeira vez em Genesis 6 traduzido como Gigantes, na maioria das versões bíblicas. Independentemente da origem dos gigantes, o princípio a ser observado quer sejam Anjos ou descendentes de Sete que se casaram com as descendentes de Caim, ambos abandonaram o propósito para o qual foram designados a cumprir em suas vidas. Abandonaram a JUSTIÇA e a INTEGRIDADE devidas a si mesmos e consequentemente ao relacionamento que mantinham com o próximo. As Escrituras afirmam que a opção de vida daquele povo, “cortava o coração do Senhor”, a expressão significa em seu sentido original – “fazer doer, causar dor”. Quando os homens abandonam a sua integridade e justiça, “cortam o coração de Deus”.
ELUCIDAÇÃO:Entenda-se Justiça por fazer aquilo que é devido a cada pessoa, a palavra hebraica qydu – tsaddiyq: ensina aquilo que é justo, lícito e correto. Enquanto a palavra traduzida por Integridade, Mymt – tamiym: observa o estado de ser completo, total, inteiro e são. Ou seja, a idéia é que o homem que Deus procura salvar em meio à corrupção humana, é um homem semelhante a Noé, que em seu completo ou na totalidade de seu SER, prima por fazer, agir e se relacionar com seu próximo baseado naquilo que é justo, lícito e correto.
1. DEUS NUNCA DESISTITU DE SUA CRIAÇÃO.a. Deus é presente e ativo na história e na vida das pessoas em geral: 3 Então disse o SENHOR: “Por causa da perversidade do homem, meu Espírito não contenderá com ele para sempre ele só viverá cento e vinte anos”. – João 16:8 “Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo”.b. Discernindo o tempo e as circunstâncias em que vivemos.i. Segundo a perspectiva da razão: Slide – Protesto – Arnaldo Jabor de autor desconhecido...ii. Segundo a perspectiva bíblica: Rm 1: 18 -31... Leitura... Slide do textoRm 1:18 “Portanto, a ira de Deus é revelada dos céus contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça, 19 pois o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou.20 Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis; 21 porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e o coração insensato deles obscureceu-se. 22 Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos 23 e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis. 24 Por isso Deus os entregou à impureza sexual, segundo os desejos pecaminosos do seu coração, para a degradação do seu corpo entre si. 25 Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém. 26 Por causa disso Deus os entregou a paixões vergonhosas. Até suas mulheres trocaram suas relações sexuais naturais por outras, contrárias à natureza. 27 Da mesma forma, os homens também abandonaram as relações naturais com as mulheres e se inflamaram de paixão uns pelos outros. Começaram a cometer atos indecentes, homens com homens, e receberam em si mesmos o castigo merecido pela sua perversão. 28 Além do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem o que não deviam. 29 Tornaram-se cheios de toda sorte de injustiça, maldade, ganância e depravação. Estão cheios de inveja, homicídio, rivalidades, engano e malícia. São bisbilhoteiros, 30 caluniadores, inimigos de Deus, insolentes, arrogantes e presunçosos; inventam maneiras de praticar o mal; desobedecem a seus pais; 31 são insensatos, desleais, sem amor pela família, implacáveis”.
2. HÁ UM PROPÓSITO PARA CADA SER HUMANO NESTE MUNDO.a. O mesmo Deus que abomina o pecado e a perversidade ensina o caminho que o homem deve andar: Jr 29:11 “Pois eu sei os planos que tenho para vós, diz o Senhor, planos de paz, e não de mal, para vos dar uma esperança e um futuro”. ECA – Edição Contemporânea e Atualizadai. Os santos guiados pelo Espírito Santo experimentam diariamente e em níveis mais elevados, as revelações das coisas e caminhos que Deus tem preparado.: 1Co 2:9 “Todavia, como está escrito: “Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam”; 10 mas Deus o revelou a nós por meio do Espírito.O Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as coisas mais profundas de Deus. NVIii. Deus é soberano para fazer cumprir Seus propósitos: Is 46:11 “Do oriente convoco uma ave de rapina; de uma terra bem distante, um homem para cumprir o meu propósito. O que eu disse, isso eu farei acontecer; o que planejei, isso farei”.iii. Para tudo e todos há um propósito: Ec 3:17 “Fiquei pensando: O justo e o ímpio, Deus julgará ambos, pois há um tempo para todo propósito, um tempo para tudo o que acontece”.
3. O HOMEM É PROVADO NA SUA INTEGRIDADE E JUSTIÇA QUANDO CONFRONTADO COM O PROPÓSITO DE DEUS- Entenda-se Justiça por fazer aquilo que é devido a cada pessoa, a palavra hebraica qydu – tsaddiyq: ensina aquilo que é justo, lícito e correto. Enquanto a palavra traduzida por Integridade, Mymt – tamiym: observa o estado de ser completo, total, inteiro e são. Ou seja, a idéia é que o homem que Deus procura salvar em meio à corrupção humana, é um homem semelhante a Noé, que em seu completo ou na totalidade de seu SER, prima por fazer, agir e se relacionar com seu próximo baseado naquilo que é justo, lícito e correto.a. Sejam os Nefilins, anjos ou homens, se agigantaram pela perversidade e maldade, e assim sucedeu, por terem abandonado a integridade e justiça devida aos mesmos: i. Se anjos ou homens, ambos decidiram agir contrário a vontade e o propósito que Deus tinha para a vida de cada um deles: Temos aprendido que Deus fala por meio do Seu Espírito Santo a todos os homens, seja incrédulo e ímpio ou crédulo e santo.• Não devemos nos enredar em jugo desigual: 2Co 3:14 “Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas?”
Entendam primeiramente quanto ao homem dividido entre fazer ou não a vontade de Deus, aplicando tal divisão as circunstâncias desta vida, coisas que temos sido alertados para não fazermos e insistimos em praticá-las.
Também envolve relacionamentos em comprometimento com pessoas sem a “mente de Cristo”, sem a inclinação de obedecer e fazer aquilo que justo e que faz pouco caso de sua integridade moral.
Principalmente se essas pessoas se dizem cristãos, professam a fé. Com esses a Bíblia ensina que devemos evitar associarmos com eles, é preciso cortar o relacionamento. Pois, são hipócritas, se dizem cristãos, mas são amantes de si mesmos, do dinheiro e das coisas desse mundo, aos tais afirma as Escrituras, Deus não se apraz com eles. Maior o juízo há para com os que professam e conhecem a fé: - 1 Co 5:9-13 “Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem; Isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo. Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais. Porque, que tenho eu em julgar também os que estão de fora? Não julgais vós os que estão dentro? Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai, pois, dentre vós a esse iníquo.” • Caminho de homem é caminho de morte, sempre se depara com o juízo de Deus. Pv 14:12; - O caminho escolhido dos da geração de Noé, levaram-nos a conhecer na pele o resultado de andarem nos seus próprios caminhos, o dilúvio (juízo de Deus) veio sobre eles..4. Noé andava com Deus!a. Era justo e íntegro: Pois, na totalidade do seu ser decidiu fazer aquilo que sabia ser correto, por isso, é chamado no Novo Testamento de proclamador da Justiça. 2Pe 2:5 “Ele não poupou o mundo antigo quando trouxe o Dilúvio sobre aquele povo ímpio, mas preservou Noé, pregador da justiça, e mais sete pessoas”.
i. Quando a integridade e justiça norteiam os caminhos dos filhos de Deus, o Espírito Santo revela a porta que leva ao livramento e salvação: Noé teve a revelação da parte do Espírito Santo para cumprir o propósito maior de sua vida em Deus, construir uma Arca no Deserto.
• Manifestar esperança no ermo, num local árido, literalmente e existencialmente: Os homens haviam mergulhado na maldade. Ele proclamou e fez, construiu a Arca.. O Juízo de Deus veio sobre a humanidade, mas Noé e os seus foram salvos. Conclusão:Deus está te chamando hoje para ser um proclamador da justiça. Ser um servo íntegro e justo, para poder revelar a ti a porta de saída aos perdidos deste mundo. O Juízo vira sobre a terra e virá como ladrão, muitos se perderão inclusive aqueles que dizem ser filhos de Deus Ed procedem como filhos das trevas.Salvação e Avivamento – Uma porta foi aberta no deserto por meio da arca, porque um homem decidiu andar com Deus, ouvir sua voz e Deus se revelou à ele. Nós não somos nefilins, “gente que fazem outros caírem” - Ao contrário somos os que pelas mãos de Deus levantam os abatidos, dá guarida aos fracos e oprimidos, que acolhe a viúva e o órfão.Somos daqueles que constroem no meio de lugares áridos, sedentos de vida, uma porta para Salvação e Esperança. Porque OUVIMOS a voz de Deus, e andamos e vivemos segundo o propósito que Deus tem para nossas vidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário