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sábado, 10 de dezembro de 2016

Ponto de Contato: A Religiosidade Inerente Ao Homem

 A apologética reformada baseia-se no fato de que todos os homens intuem Deus (sensus divinitatis). O homem rejeita seu conhecimento de Deus e o nega. Quando apresentamos o evangelho aos incrédulos, estamos lhes comunicando aquilo que eles em grande parte já sabem, mas tentam ignorar e suprimir (Rm 1-18-25). Este é, segundo a apologética reformada, o nosso único ponto de contato com os incrédulos. Eis porque são vãos os apelos da apologética tradicional às "noções comuns" a cristãos e não cristãos, e à neutralidade da razão. Contrário ao que diz a apologética clássica, a racionalidade humana não serve como ponto de contato. Não há acordo entre cristão e não cristão em nenhuma área do conhecimento humano, em nenhum aspecto de sua biocosmovisão. A apologética pressuposicional ataca, portanto, o coração do incrédulo e consequentemente o coração da questão. Pensamento e Fé são funções do ser humano que operam unidas movendo-se em direção à obediência a Deus ou à apostasia. A apologética calvinista busca, portanto, expôr os pressupostos básicos que controlam o pensamento e a vida das pessoas. Isso envolve identificar e desmascarar os motivos que direcionam as tendências por trás do estilo de vida de um indivíduo, de uma família ou de toda uma sociedade. Eis porque a apologética e a filosofia reformadas formam a base necessária e convidam o pensador cristão para se engajar na formação de uma psicologia reformada, uma sociologia reformada, uma antropologia reformada, e assim por diante. Assim como a Filosofia Reformada é antitética e bíblica, assim também devem ser as ciências sob o ponto de vista calvinista. A Filosofia Reformada forma a sustentação teorética necessária para o levantamento destes edifícios científicos.

Fica claro, portanto que não estamos propondo a criação de glossas e apêndices, mas sim uma verdadeira revolução na história do pensamento cristão, para maior glória do nome de Cristo.

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