log

log

segunda-feira, 23 de março de 2015

Revelação ou Gnosticismo?

 "O que é expresso aqui, Caponi, é muito educativo. É um exemplo perfeito da heresia que domina o mundo evangélico hoje: a substituição de Cristo pela Bíblia. A Bíblia (e não Cristo) é a chave para a interpretação do mundo e da Bíblia. Ele [a pessoa que substituiu Cristo pela Bíblia] diz que é assim porque a Bíblia é a Revelação.


Para mim, a Bíblia não ensina isso, e sim que Cristo é a Palavra, Cristo é a verdade, e a Revelação de Deus. A Bíblia não aponta para si mesma, e sim para Cristo. É por fidelidade à própria Bíblia, portanto, que não devemos colocar a Bíblia no lugar de Cristo, como fazem hoje os evangélicos.

A maior evidência de que isso é um erro é que gera uma piedade baseada num conhecimento doutrinário verdadeiro, isto é, num gnosticismo, em vez de uma piedade numa vida real, isto é, uma vida conectada à fonte de vida, que é Deus, por meio da reconciliação que há em Cristo.

A reconciliação é pela presença de Cristo em nós, por vivermos com o "epigrama" de Cristo (1 Pe), e não pela aceitação de uma doutrina bíblica acerca de Cristo. Que terrível engano! É um outro evangelho diferente do pregado por Paulo, esse que coloca a Bíblia no lugar de Cristo. Logo, é anátema, segundo a Bíblia, porque traz maldição para a vida das pessoas, agrilhoamento, opressão.
Uma pena mesmo."

Ricardo Quadros Gouvêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário